Política

Barack Obama cancela discurso aberto na Cinelândia

Presidente americano deve falar para público restrito

O Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro informou, nesta sexta-feira, que o discurso do presidente norte-americano, Barack Obama, previsto para ocorrer na Cinelândia, no próximo domingo, foi cancelado. Segundo a representação diplomática, o pronunciamento será transferido para um local fechado, que ainda não foi divulgado.

Um dos motivos para o cancelamento, segundo os organizadores da visita de Obama, é a segurança. Os receios dos assessores do norte-americano aumentaram depois da decisão tomada ontem pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas de autorizar uma ação militar na Líbia.

No entanto, o Consulado-Geral limitou-se hoje a informar apenas que o local para o discurso de Obama foi transferido da Cinelândia para uma área fechada. Os norte-americanos não confirmaram a alternativa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – que assim como a Cinelândia fica na na região central da cidade.

Militares do Exército ocupam desde o início desta manhã pontos estratégicos do centro do Rio, como parte do esquema de segurança para a vista de Obama. Soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista estão localizados, por exemplo, em pontos das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.

Um veículo blindado militar está posicionado na avenida Rio Branco, a principal do Centro do Rio, próximo à Biblioteca Nacional, em frente à Cinelândia. Homens do Exército também fazem parte do esquema de segurança, junto com policiais federais, estaduais e agentes do Serviço Secreto da Casa Branca. Em Brasília, o esquema ganhou o reforço do Corpos de Bombeiros e da Polícia Militar.

No Rio, antes de fazer o discurso, Obama deverá visitar o Cristo Redentor junto com a mulher, Michelle, e as filhas Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7. A família também pretende ir à Cidade de Deus, na zona Oeste. A comunidade inspirou um livro e um filme de mesmo nome que contam o avanço do crime organizado no Rio.


Bookmark and Share