O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 27, em entrevista coletiva em Kuala Lumpur, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) "faz parte do passado da política brasileira".
A declaração foi dada ao comentar a conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no sábado, 25, na capital da Malásia. Segundo Lula, o líder americano demonstrou compreender "a gravidade do que ocorreu no Brasil" e a seriedade do julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
"Expliquei a ele que o julgamento foi muito sério, com provas contundentes, e que o que tentaram fazer no Brasil foi grave", disse Lula.
O presidente afirmou que, para Trump, o assunto é "página virada" e que as relações entre Brasil e Estados Unidos seguirão em novo patamar. "Com três reuniões que ele fizer comigo, vai perceber que o Bolsonaro era nada, praticamente", declarou.
Apoio para Malásia
Lula elogiou o primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim, e disse ter ficado impressionado com a recepção do povo e com o potencial de cooperação econômica entre os dois países.
"Saio da Malásia com a melhor impressão possível, pela simpatia do povo, pelo governo e pelos empresários. Em cada lugar que chego parece que já conheço todo mundo, é um pouco do povo brasileiro", declarou o presidente.