Política

Bolsonaro teria nomes para nove ministérios

Candidato do PSL tem afirmado que irá reduzir número de pastas se for eleito

Bolsonaro teria nomes para nove ministérios
Bolsonaro teria nomes para nove ministérios Foto : Fernando Souza / AFP / CP
O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, tem afirmado durante a campanha que vai reduzir o número de ministérios de 29 para 15, caso seja eleito. Bolsonaro não se esquiva de falar em nomes ou no perfil que deseja para o ocupante de cada um desses ministérios. Ele já teria nomes para ao menos nove ministérios. Bolsonaro tem prometido ainda não negociar cargos com partidos em troca de apoio no Congresso.

• Bolsonaro ataca “fábrica de marajás”
• MPF investiga supostas fraudes de Paulo Guedes, diz jornal

Sobre o futuro ministro da Educação, Bolsonaro diz buscar um nome que tenha autoridade. “Estou procurando alguém para ser ministro da Educação que tenha autoridade. Que expulse a filosofia de Paulo Freire. Que mude os currículos escolares”, disse. “Para aprender química, matemática, português, e não sexo.” As falas foram feitas durante entrevista à Rádio Jovem Pan, na tarde de ontem. Na ocasião, ele fez duras críticas ao PT que, segundo ele, tem interesse em manter uma desinformação na sociedade para prendê-la ao Bolsa Família. Mesmo com a crítica, Bolsonaro disse que pretende ampliar o programa social, mas combater desvios.

Um dos nomes dados como certos no Ministério da Economia é de Paulo Guedes, conselheiro de campanha de Bolsonaro para assuntos econômicos. A pasta a ser criada reuniria Fazenda e Planejamento e, talvez, o Ministério de Indústria e Comércio Exterior.