Brasil pode ser parte da solução global para crise energética, diz Joaquim Leite

Brasil pode ser parte da solução global para crise energética, diz Joaquim Leite

Ministro do Meio Ambiente afirma que país é uma superpotência verde

Correio do Povo

publicidade

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, participa da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27). No evento, que ocorre no Egito, o integrante do governo destaca o papel do Brasil no cenário climático e energético a nível internacional. Segundo Leite, o país é um exemplo para o mundo, com 85% de sua matriz elétrica renovável. 

O chefe da pasta ressalta que o mundo enfrenta hoje uma crise no ramo da energia e afirma que o Brasil pode ser parte da solução para enfrentar o problema. "O país tem uma matriz plural, diferente dos outros países. O que nós trouxemos dessa conferência aqui no Egito, na COP 27, é o Brasil das energias verdes. Que é isso? Biomassa, solar, eólica. Isso tudo em terra", aponta. 

Leite considera o país hoje já uma superpotência verde. "O Brasil traz aqui para essa Conferência do Clima um Brasil real, um Brasil que já produz com a menor pegada de carbono do mundo, um Brasil que já produz energia com 85% dessa matriz renovável", ressalta. 

O Brasil, conforme Leite, deve mostrar seu potencial de contribuição no projeto de um planeta mais sustentável, mas o evento também tem que ser utilizado para lembrar as promessas de outros países na cooperação na luta a favor do meio ambiente. "O Brasil chega cobrando dos países desenvolvidos o financiamento que foi comprometido há vários anos e que até hoje não virou realidade para os países em desenvolvimento. Os números já passam de um trilhão de dólares de financiamento para que a gente possa criar uma nova economia verde e neutra de emissões", analisa. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895