Política

“Brasil terá uma taxa de crescimento significativa”, prevê Dilma

Ao discursar na Festa da Uva, presidente projetou aumento de 4,5% no ano

Presidente retornou por volta das 20h35min à Porto Alegre
Presidente retornou por volta das 20h35min à Porto Alegre Foto : Pedro Revillion
Ao discursar na abertura da 29ª Festa da Uva em Caxias do Sul, na Serra, a presidente Dilma Rousseff fez um prognóstico otimista para a economia brasileira, mesmo com a crise na Europa: “Temos certeza que o Brasil será um dos poucos países que terá uma taxa de crescimento significativa”, disse ela, que complementou: “A nossa meta é crescer 4,5 % este ano”.

A cifra, no momento em que economias da Europa apresentam estagnação ou recessão, já tem seu caminho trilhado, segundo Dilma: “Vamos buscar (os 4,5%) com investimento público e privado”. “Para isso vamos utilizar todos os instrumentos à nossa disposição, mas valorizaremos a nossa tradição, pioneirismo da nossa agricultura”, continuou ela, que havia destacado justamente o pioneirismo dos produtores na Serra gaúcha.

Ainda que não tenha anunciado nenhuma medida específica de ajuda aos vitivinicultores gaúchos e nem aos empresários do ramo metal mecânico de Caxias do Sul, Dilma elogiou ambos setores e garantiu estar atenta para evitar “práticas comerciais danosas”. Ela usou a Festa da Uva para exaltar a previsão de crescimento: “Essa festa, aqui no RS, mostra que podemos e devemos estar otimistas”.

Dilma sugere exportação a empresários

Destacando o “caráter multinacional” das empresas da região de Caxias do Sul na Festa da Uva, Dilma sugeriu mais exportações: “Nós temos uma grande oportunidade de produzir para o mercado interno, mas também de exportar”, afirmou ela, que em seguida se comprometeu em tomar “medidas necessárias de intensa concorrência” devido à crise. Por outro lado, ela também alertou para o excesso de importações no setor: “Nós sabemos que o nosso mercado é cobiçado por todos por ser grande”.

Retorno a Porto Alegre

Depois de prestigiar a Festa da Uva, Dilma retornou a Porto Alegre. Por volta das 20h35min, a presidente chegou à casa do ex-marido Carlos Araújo, provavelmente para jantar. Saiu às 22h15min e foi para o hotel Plaza São Rafael, onde vai pernoitar. Pela manhã, deverá embarcar para a base naval na Bahia, onde passará o Carnaval.

Presidente retornou a Porto Alegre e visitou ex-marido antes de voltar para hotel / Foto:  Fabiano do Amaral

Bookmark and Share