Câmara de Porto Alegre aprova projeto de lei da Ficha Limpa

Câmara de Porto Alegre aprova projeto de lei da Ficha Limpa

Emenda local proíbe nomeação de pessoas condenadas em cargos de confiança

Gerson Anzzulin / Rádio Guaíba

Câmara de Porto Alegre aprova projeto de lei da Ficha Limpa

publicidade

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em primeiro turno, o projeto de emenda à Lei Orgânica que proíbe os órgãos do Município de nomear para cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento pessoas que tenham processo tramitado em julgado com condenação. A proposta, considerada uma adaptação para o municípío da lei federal da ficha limpa, foi apresentada pelo vereador Aldacir Oliboni (PT), e se estende para a nomeação do prefeito, vice, vereadores e servidores concursados.

Oliboni sustenta que o projeto é "um pequeno instrumento" que pode contribuir para conferir mais credibilidade aos poderes Executivo e Legislativo da Capital. “Em recente pesquisa, ficou constatado que a classe de maior descrédito perante a sociedade é a classe política”, explicou, na Exposição de Motivos do projeto.

Por ser  emenda à Lei Orgânica, a proposta exige maioria absoluta (voto de dois terços dos 36 vereadores) e dois turnos de votação. A expetativa é de que a segunda votação ocorra a partir de 19 de dezembro, para que a lei seja promulgada pela presidente da Câmara, Sofia Cavedon, ainda em 2011.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895