Câmara dos Deputados instala tablets para a nova legislatura

Câmara dos Deputados instala tablets para a nova legislatura

Parlamentares poderão acompanhar as votações e acessar a internet com o equipamento

Correio do Povo

Câmara dos Deputados instala tablets para a nova legislatura

publicidade

A Câmara dos Deputados iniciou, nesta terça-feira, a instalação de tablets para que os parlamentares possam acompanhar as votações. As 396 bancadas, as duas tribunas de discursos e a Mesa dos trabalhos passam a adotar a tecnologia para facilitar o acompanhamento das sessões. Embora os tablets tenham a característica de serem equipamentos móveis, os da Câmara serão fixados nas bancadas, usadas também pelos deputados para registrar presença e os seus votos durante as sessões.

Pelo novo equipamento, o deputado poderá acessar, em tempo real, a pauta das votações, o texto do projeto, as emendas à proposta, os requerimentos apresentados e todo o encaminhamento da sessão. Os deputados também poderão acessar seus e-mails e sites na internet. A Câmara comprou 539 tablets da marca Samsung, para atender ao plenário e a algumas unidades da Casa, ao custo de R$ 609,75 mil no total, segundo informação da direção-geral da Câmara. Serão colocados em plenário 402 unidades, sendo 390 nas mesas.

A Câmara dos Deputados da Espanha foi envolvida em polêmica, recentemente, por conta dos tablets. Em menos de um ano de legislatura, após a instalação dos equipamentos, os políticos praticamente esgotaram o estoque de reposição para defeitos e acidentes. Foram mais de 30 tablets estraviados, o que levou o parlamento a vetar novas substituições dos terminais.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895