Câmara faz audiência pública sobre abertura de bancos aos fins de semana

Câmara faz audiência pública sobre abertura de bancos aos fins de semana

Projeto de lei será debatido na Comissão de Defesa do Consumidor nesta quarta (6); proposta é rejeitada pelo Sindicato dos Bancários 

R7

Bancos reabrem para o atendimento ao público nos dias 28, 29 e 30 de dezembro no horário normal

publicidade

A Câmara dos Deputados fará uma audiência pública nesta quarta-feira (6) sobre o Projeto de Lei 1043/19, que prevê a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos. O debate será promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor.

A proposta, de autoria do deputado David Soares (União-SP), obriga os estabelecimentos bancários a oferecerem atendimento ao público aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h. De acordo com o parlamentar, as agências ficam abertas por pouco tempo e no mesmo horário de trabalho das pessoas, que, com isso, não conseguem ir ao banco.

O projeto de lei é alvo de críticas do Sindicato dos Bancários. A presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, que participará da audiência pública, Ivone Silva, destaca o desgaste da atividade bancária e "ressalta a notória e grande quantidade de adoecimentos causados pela rotina de trabalho nos bancos, caracterizada pelas cobranças abusivas para o cumprimento de metas inatingíveis, pelo assédio moral e pelas ameaças constantes de demissão", conforme informou o sindicato.

Banco Central

O atendimento nas agências bancárias é regulado pelo Banco Central. O horário mínimo de expediente para o público é de cinco horas diárias ininterruptas, com funcionamento obrigatório no período das 12 às 15 horas, pelo horário de Brasília.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895