Os vereadores da Câmara de Porto Alegre anteciparam o repasse de R$5 milhões ao Executivo municipal para reforçar a Operação Inverno. Os recursos serão destinados, especialmente, à área de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer ações de proteção e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a estação.
A entrega do cheque simbólico aconteceu na tarde desta quarta-feira (27). Além dos vereadores, estiveram presentes o prefeito Sebastião Melo (MDB); o secretário de Saúde, Fernando Ritter; o secretário de Assistência Social, Matheus Xavier; a secretária da Fazenda, Ana Pellini; e o secretário-geral de Governo, André Coronel.
“A Operação Inverno é uma operação muito acolhedora”, afirmou o prefeito Sebastião Melo. “Essa antecipação não é para o prefeito, é para os que mais precisam. Muito obrigada por mais esse gesto dessa Câmara, que pode ter as suas divergências políticas, mas seu maior partido é cuidar das pessoas, cuidar da Cidade”, completou.
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Moisés Barboza (PSDB), também agradeceu aos colegas pela mobilização conjunta. “Estamos antecipando este repasse porque entendemos a urgência que o inverno impõe às pessoas mais vulneráveis da nossa cidade. A Secretaria de Assistência Social já realiza um trabalho sério, humano e muito importante, e queremos contribuir para fortalecer ainda mais essas ações de proteção, acolhimento e cuidado.”
Para o vereador, o repasse é fruto, especialmente, da responsabilidade e economicidade da Casa, que tem feito uma “boa gestão do dinheiro público”. “Este recurso representa sensibilidade e apoio concreto para ampliar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade justamente no período mais crítico do ano”, completou Barboza.