Cassado pelo TSE, Cássio Trogildo é eleito presidente da Câmara de Porto Alegre

Cassado pelo TSE, Cássio Trogildo é eleito presidente da Câmara de Porto Alegre

Vereador se mantém no cargo por meio de liminar

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Cassado pelo TSE, vereador se mantém no cargo por meio de liminar

publicidade

O vereador Cássio Trogildo (PTB) foi eleito, por 23 votos a três, na tarde desta segunda-feira presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para o próximo ano. Trogildo, apesar de ter sido cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se mantém no cargo por meio de liminar.

Em 2013, Cássio Trogildo foi cassado por decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) gaúcho, mantida pelo ministro Luiz Fux, do TSE. Ele foi acusado de abuso de poder político e econômico, durante as eleições de 2012, quando se elegeu como parlamentar. Na época, o Ministério Público denunciou que a estrutura da Secretaria Municipal de Obras e Viação, comanda por Trogildo, era usada para a prestação de serviços asfálticos e de iluminação pública em troca de voto.

Cássio Trogildo disse que não vê a situação como empecilho para ocupar a presidência da Câmara. “Não há nenhum embaraço. Fui eleito pela grande maioria dos vereadores. Todos participam do acordo que elege o presidente da Casa. O processo está sendo tratado na Justiça. Eu confio na Justiça, foi ela que me trouxe até aqui. Vou completar o meu mandato, vou me reeleger e seguirei sendo vereador de Porto Alegre”, afirmou em entrevista à Rádio Guaíba.

Cássio Trogildo vai suceder o vereador Mauro Pinheiro (PT), que vai presidir a Câmara Municipal até o final de 2015. O comando da Casa é trocado todo ano entre as quatro maiores bancadas, PT, PDT, PMDB e PTB.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895