CCJ designa Zveiter para relatar recurso de Vargas contra pedido de cassação

CCJ designa Zveiter para relatar recurso de Vargas contra pedido de cassação

Expectativa é que relator apresente o parecer na próxima terça e ocorra a votação

Agência Brasil

Expectativa é que votação de André Vargas ocorra na terça-feira

publicidade

O deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ) foi designado nesta sexta-feira pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Vicente Cândido (PT-SP), relator do recurso apresentado por André Vargas (sem partido-PR) contra decisão do Conselho de Ética da Casa, que aprovou na semana passada o pedido de cassação do mandato do parlamentar. Zveiter foi quem relatou, no fim do ano passado, recurso do então deputado Natan Donadon (RO), que teve o mandato cassado pela Câmara.

A defesa de Vargas entregou os documentos ao colegiado há dois dias, apresentando argumentos para tentar barrar a decisão do Conselho de Ética.

O parecer do relator sobre o caso pode ser apresentado na próxima terça-feira e ser votado, caso a CCJ consiga reunir o quórum mínimo de 34 parlamentares. O recurso já está sobrestando a pauta da comissão e impedindo que qualquer outra matéria seja votada.

A comissão vai decidir se acata o pedido dos advogados, que alegam cerceamento de defesa do acusado e que foi acelerada a tramitação do processo, além de terem sido convocados para a votação do parecer que propunha a cassação de mandato deputados que não integram o Conselho de Ética.

O último caso de cassação de mandato analisado na CCJ foi em dezembro do ano passado, quando os parlamentares negaram o recurso de Donadon. O processo de cassação foi definido em plenário no início deste ano, com 467 votos a favor e uma abstenção, na primeira votação do Congresso com a manifestação pública de votos sobre perda de mandato de parlamentar.

A acusação contra André Vargas foi baseada em denúncias de que o parlamentar mantinha negócios ilegais com o doleiro Alberto Youssef e intermediou contratos em favor de um laboratório farmacêutico do doleiro com o Ministério da Saúde. Youssef foi preso em março pela Polícia Federal, na Operação Lava Jato, por participação em esquema de lavagem de dinheiro.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895