CEEE Equatorial: Deputados buscam assinaturas para CPI na Assembleia do RS

CEEE Equatorial: Deputados buscam assinaturas para CPI na Assembleia do RS

Iniciativa dos deputados Miguel Rossetto e Luiz Fernando Mainardi busca avaliar obrigações contratuais; Ideia é apresentar requerimento na volta do recesso

Felipe Nabinger

Deputados do PT querem inciar ano legislativo com CPI sobre problemas no fornecimento de energia

publicidade

Mesmo com recesso parlamentar, o deputado estadual Miguel Rossetto (PT) inicia nesta quinta-feira a coleta de assinaturas para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para avaliar os serviços da CEEE Equatorial. De iniciativa dele e do líder da bancada petista, Luiz Fernando Mainardi, a ideia é que o requerimento da CPI seja protocolado logo após a retomada dos trabalhos, no dia 31, quando toma posse a nova Mesa Diretora.

“É inaceitável a continuidade de uma péssima prestação de serviço por parte da CEEE Equatorial. O resultado é esse. São hospitais sem energia, empresas de água como o Dmae sem capacidade de bombeamento, agricultores perdendo sua produção”, disse. Rossetto acredita que conseguirá as 19 assinaturas, exigência regimental para requerer uma CPI, lembrando que ao longo do ano passado houve chamados de parlamentares de diversos partidos à empresa para participar de audiências públicas referentes a problemas nos serviços.

O deputado reforça que o objeto da comissão será avaliar as obrigações contidas no contrato com a empresa e se estão sendo cumpridas, assim como os investimentos acordados e a qualidade da fiscalização por parte de órgãos como a Aneel e a Agergs. A intenção é ouvir, além dos responsáveis pela concessionária, prefeitos e representantes da comunidade sobre a prestação dos serviços. “A Assembleia não pode e não vai se omitir”, afirma.

Quanto às críticas feitas nesta quarta-feira pelo governador Eduardo Leite (PSDB), Rossetto diz que falta “ação” por parte do chefe do Executivo. “É a segunda vez que ele fala, mas ele tem responsabilidade e obrigações”.

Deputada cobra responsabilização

O serviço prestado pela CEEE Equatorial foi um assunto recorrente na Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado no ano passado. Uma das audiências realizadas na comissão teve como tema a “Precarização da Prestação de Serviços da CEEE Equatorial na Região da Campanha”, sendo proposta pela presidente do colegiado Stela Farias (PT) e pela deputada da base Patrícia Alba (MDB).

Veja Também

Conforme Stela, foram dadas à comissão “explicações padronizadas e artificiais” e sem o envio de representantes do governador, que foi convidado para as reuniões. A deputada petista defende a responsabilização da empresa pelos problemas gerados pela falta de energia.

“Diante do descaso, do desprezo e da incompetência da empresa e do governo Leite, vamos endurecer a cobrança pela devida prestação deste serviço, procurando a responsabilização dos culpados pelos prejuízos e pela negligência do atendimento ao povo gaúcho neste momento difícil.”


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895