Cerca de 70% das urnas são entregues nas seções eleitorais de Porto Alegre
capa

Cerca de 70% das urnas são entregues nas seções eleitorais de Porto Alegre

Empresa terceirizada irá finalizar trabalho neste sábado

Por
Cláudio Isaías

Cerca de 70% das urnas são entregues nas seções de Porto Alegre

publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) finaliza neste sábado a entrega das 3.258 urnas eleitorais que serão usadas no segundo turno das eleições 2018 em Porto Alegre. Na manhã de sexta-feira, a empresa terceirizada responsável pelo transporte, levou cerca de 70% dos equipamentos para as seções de votação localizadas no Centro e nas zonas Norte, Sul e Leste da Capital. 

• Saiba como justificar o voto nas eleições
• Saiba como funciona o voto em trânsito e quais seus direitos

As vans foram carregadas por cerca de 50 funcionários no depósito do tribunal, na rua Ernesto da Fontoura, no bairro São Geraldo, na zona Norte da cidade. Em Porto Alegre, foram 3.011 urnas (mais 247 reservas), preparadas e auditadas entre os dias 18 e 24 de outubro, segundo o coordenador das eleições do TRE/RS, Cássio Vicente Zasso. Além das urnas eletrônicas, também foram transportados os cadernos e as cabines de votação que serão utilizados na eleição de domingo.



Mais de 30 mil urnas no Rio Grande do Sul 

No Estado, serão entregues um total de 30.539 urnas eletrônicas, incluindo 3.158 reservas, que serão utilizadas na disputa do pleito eleitoral. Elas começaram a ser entregues para os 8.373 locais de votação nas primeiras horas da manhã de sexta-feira quando motoristas e ajudantes carregaram os veículos. Não houve escolta policial ou de empresa privada de segurança para a entrega dos equipamentos. Após o carregamento do material eleitoral (urnas eletrônicas, cabines e cadernos de votação), os funcionários do TRE/RS realizaram a verificação dos itens que foram entregues nas seções eleitorais. 

• Perdeu o título? Use a CNH no momento de votar

No interior do Estado, as urnas foram levadas para os cartórios eleitorais. O segundo turno do pleito acontece no domingo, dia 28 de outubro, das 8h às 17h, no qual serão definidos os eleitos para os cargos de presidente da República que está sendo disputado pelos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Já para o governo do Rio Grande do Sul, a disputa é entre Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB).

Resultado até as 21h30min de domingo 

A previsão é que a divulgação do resultado oficial das eleições 2018 seja feita até as 21h30min de domingo. O segundo turno das eleições que vai escolher o presidente da República e os governadores começa às 8h de domingo e será finalizado às 17h. No Brasil, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão aptos a votar no segundo turno das eleições  um total de 147.302.354 eleitores. No Rio Grande do Sul, serão 8.354.732 eleitores nos 497 municípios do Estado.