Política

Ciro fala em "assalto" após derrota para Elmano no Ceará: "Sentimento de que fomos roubados"

Político culpou ministro Dias Toffoli por "fraude final" nas urnas

Político culpou ministro Dias Toffoli por "fraude final" nas urnas
Político culpou ministro Dias Toffoli por "fraude final" nas urnas Foto : EVARISTO SA / AFP / CP

Ciro Gomes (PSDB) se manifestou nesta terça-feira, por meio de um post no X sobre sua derrota para Elmano de Freitas (PT) na disputa ao governo do Ceará. "Já ganhei e perdi eleições, nunca repudiei o resultado das urnas, mas meu sentimento, pela primeira vez na vida, é de que fomos roubados", afirmou o político.

Ele culpou principalmente Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por uma "fraude final" nas urnas contra sua campanha.

O ministro foi responsável por garantir a Elmano o direito a veiculação de propagandas políticas por mais 30 segundos por inserção do que previsto no tempo destinado à coligação do petista.

Veja Também

Esses segundos haviam sido retirados de Elmano como punição pela propaganda "Cironaro", veiculada por sua campanha, acompanhada da frase: "Ciro e Bolsonaro. Do mesmo jeito. Do mesmo lado". O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) havia entendido que a propaganda gerava uma falsa equivalência entre os dois políticos. A decisão, porém, foi derrubada, depois, no TSE.

Na prática, o candidato do PT recebeu direito a inserções extras de propaganda entre sexta, 2, e sábado, 3, quando o horário eleitoral gratuito já havia deixado de ser obrigatório.

"Ele autorizou mais de 900 comerciais de Elmano com Lula e seus senadores durante a sexta e o sábado quando a lei, muito clara, veda a propaganda nestes dois dias que antecedem ao pleito. Quantos cearenses aderiram ao PT por causa desta inédita bateria de propaganda?", questionou Ciro.