Com mandato cassado, vereador Trogildo é comunicado sobre afastamento

Com mandato cassado, vereador Trogildo é comunicado sobre afastamento

Carlos Casartelli assumirá a vaga na Câmara de Vereadores

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Vereador Trogildo foi comunicado sobre afastamento

publicidade

A presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre comunicou nesta terça-feira ao vereador Cássio Trogildo (PTB) o seu afastamento. Ele teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O afastamento deve ser publicado no Diário Oficial da Capital desta quarta. No lugar dele, toma posse o também petebista Carlos Casartelli, ex-secretário da Saúde da cidade.

A decisão pelo afastamento ocorreu depois de questionamento à Justiça Eleitoral em Porto Alegre. A Câmara foi notificada na semana passada da decisão do ministro Luiz Fux (TSE) confirmando a cassação do mandato do petebista, que alegou ter decisão liminar o mantendo no cargo até não haver mais possibilidade de recurso. A resposta do juízo eleitoral na Capital foi para que se cumpra o afastamento determinado pelo Tribunal, explicou o presidente da Câmara, Mauro Pinheiro.

O petebista, cuja defesa já recorreu, responde por abuso do poder político e econômico. Ele foi citado pelo Ministério Público por ter supostamente usado a estrutura da Secretaria de Obras da Capital, da qual era titular, para realizar intervenções na cidade como a colocação de asfalto e obras de iluminação com o propósito de ganhar votos em 2012.

Pela decisão do ministro Fux, os votos do vereador devem ser revertidos para o partido ao qual pertence, o que beneficia o suplente Carlos Casartelli, que passa a ser o titular. A posse deve ocorrer na semana que vem, segundo Pinheiro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895