Começa a distribuição e instalação das urnas eletrônicas pelo Estado

Começa a distribuição e instalação das urnas eletrônicas pelo Estado

Sexta e sábado devem sair outros veículos para levar o restante das máquinas

Correio do Povo

publicidade

Por Karina Reif

Mais de 350 urnas saíram na manhã desta quinta-feira do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para seguir para colégios e clubes de oito bairros da Capital: São Geraldo, Navegantes, Floresta, Moinhos de Vento, Bom Fim, Santana, Partenon e Santa Cecília. Nesta sexta-feira os equipamentos começarão a ser instalados e, no domingo, estarão prontos para o primeiro turno das Eleições 2014. Os equipamentos distribuídos nesta quinta-feira saíram em sete veículos terceirizados para unidades da 2ª Zona Eleitoral.

“As urnas devem ser manuseadas com cuidado e, somente o presidente de mesa está autorizado a abrir o lacre após as 17h de domingo”, observou o chefe da 2ª Zona Eleitoral do TRE, Vicente Pilatti. As caixas ficarão fechadas em salas das escolas, o que não deve alterar a rotina dos estabelecimentos. Nesta sexta devem sair outros veículos para levar o restante das máquinas. No sábado, as últimas 900 serão entregues em Porto Alegre. Ao todo, a Capital terá 2.996 urnas no primeiro turno.

O carregamento dos veículos no TRE, na avenida Padre Cacique não chegou a prejudicar o trânsito na região. O fluxo de carros ocorreu normalmente.

No primeiro turno, o eleitor vota em representantes que ocuparão cinco cargos, cuja ordem, na urna eletrônica é: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve uma “cola” no dia da votação, com os números dos candidatos, para agilizar o processo.

Até esta semana, a Justiça Eleitoral gaúcha atendeu mais de 1,2 mil pessoas com dúvidas sobre a votação. Em Porto Alegre e região Metropolitana, o número do Disque-Eleições é 148. No interior, os eleitores podem procurar os seus cartórios.

O eleitor que ainda não possui os números de seus candidatos pode obtê-los no site do Tribunal Superior Eleitoral. Ali, é possível visualizar o nome completo dos candidatos, seus números e declarações de bens. Também há informações sobre dados pessoais dos concorrentes, como idade e nível de instrução.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895