Comissão do Senado debate impactos da pesca de arrasto no litoral do RS

Comissão do Senado debate impactos da pesca de arrasto no litoral do RS

Audiência foi presidida por Lasier Martins

Correio do Povo

Senado debateu tema

publicidade

A pesca de arrasto no Litoral gaúcho foi tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado. Um dos requerentes da proposição, o senador Lasier Martins presidiu a audiência, que teve como objetivo debater com especialistas, representantes dos pescadores e políticos os impactos, considerados negativos, da modalidade da pesca de arrasto para o ecossistema natural. 

No RS, lei proibiu essa prática até 12 milhas náuticas ao longo da costa. Porém, a lei estadual que proíbem a pesca de arrasto no Estado foi suspensa, em dezembro de 2020, por liminar no STF. “O arrasto é um sistema de alta eficiência de captura pelas características da operação, mas que tem uma baixíssima eficiência ambiental”, diz o oceonógrafo Ademilson Zamboni.

O representante do Sindicato dos Armadores de Pesca do RS (Sindarpes), Alexandre Carinha Novo, lembra que a lei gaúcha foi instaurada em meio a um colapso do setor. O representante de Federação das Colônias de Pescadores e Aquicultores do RS, Gilmar da Silva Coelho, explica que as águas do Estado são um "berçário de peixes” e que o arrasto leva muitos filhotes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895