Comitiva do RS é barrada na COP 10 no Panamá

Comitiva do RS é barrada na COP 10 no Panamá

Deputados estaduais, federais e representante do governo do Estado não tiveram acesso permitido no primeiro dia da convenção para controle do tabaco

Correio do Povo

Os deputados estaduais Marcus Vinicius (PP) (esquerda) e Zé Nunes (PT) (direita) integram a comitiva

publicidade

A comitiva de deputados estaduais e federais gaúchos que viajou para a 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP10), na Cidade do Panamá, teve uma segunda-feira de constrangimento e indignação. Os parlamentares e o secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini (Podemos), foram impedidos de participar do encontro. Representantes da imprensa brasileira também não tiveram as credencias liberadas.

O deputado estadual Marcus Vinícius (PP), que lidera a missão oficial da Assembleia, descreve o evento como “antidemocrático”. “Não tivemos nossas inscrições liberadas. Estamos de fora do evento, sem poder acessar debates que vão impactar toda cadeia produtiva do tabaco”, disse. O parlamentar disse “não ter confiança” no grupo do governo federal, autorizado a ingressar no centro de eventos e defendeu que se ouça o lado dos representantes do produtor do tabaco. “O que estamos fazendo aqui não é incentivando ninguém a fumar. Estamos incentivando um diálogo, um debate e pedindo por democracia”, completou.

Os deputados Edivilson Brum (MDB), Zé Nunes (PT) e Silvana Covatti (PP) também participam da missão oficial da Assembleia.

Deputados federais também se manifestaram

“É um sentimento de frustração, impotência e até constrangimento. A COP quer falar só para ela, não aceita que os parlamentares estaduais e federais, entidades de produtores e municípios acompanhem o debate. Simplesmente fomos barrados deste evento”, criticou o deputado federal Heitor Schuch (PSB). Ele se referiu à postura da Organização Mundial de Saúde, que organiza o evento, como “lamentável”, “autoritária e intransigente” e destacou a importância do tabaco economicamente para famílias de produtores rurais. O deputado federal Marcelo Moraes (PL) também integra a comitiva.

A embaixada do Brasil no Panamá já foi acionada e está envolvida nas negociações pelo acesso dos deputados e membros da comitiva do RS. O evento vai até o próximo dia 10.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895