Os filiados elegeram uma chapa de consenso para o diretório. Mas, ao invés de o diretório eleger imediatamente a nova executiva, a reunião para a eleição foi marcada para a noite desta segunda-feira. Da mesma forma, não havia um só deputado (federal ou estadual) entre as centenas de filiados que prestigiaram a convenção.
Na mesa de autoridades, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e o ex-prefeito José Fogaça destacavam a parceria com a administração do atual prefeito e candidato à reeleição, José Fortunati (PDT). O que não impediu que uma militante se posicionasse em um dos cantos e agitasse sem parar um cartaz com os dizeres: “candidatura própria.”
“Este diretório tem uma decisão majoritária que é cada vez mais fortalecer o governo do Fortunati e mostrar o quanto o PMDB é capaz de governar. A posição mais clara não é a de todos porque a unanimidade é burra”, tentou explicar Mendes.
Enquanto isso, quem chegava ou saía do plenário recebia uma carta assinada pelo deputado federal Osmar Terra fazendo uma defesa veemente da candidatura própria na Capital. Do lado de dentro, o clima esquentou: “É uma pena precisarmos conviver com panfletos quase anônimos dizendo que temos que fazer isso ou aquilo. Venha para Porto Alegre e conheça seus dirigentes”, disparou o secretário-geral do PMDB da Capital, André Carús.