Corpo de Niemeyer deixa o Palácio do Planalto sob aplausos

Corpo de Niemeyer deixa o Palácio do Planalto sob aplausos

Corpo do arquiteto é levado ao Rio de Janeiro após velório em Brasília

Agência Brasil

Corpo de Niemeyer deixa o Palácio do Planalto sob aplausos

publicidade

Depois de três horas de velório, o caixão com o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer deixou o Palácio do Planalto. Coberto com a bandeira do Brasil, o caixão desceu a rampa carregado por cadetes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, às 19h30min. O corpo saiu em cortejo em direção à Base Aérea de Brasília, às 19h45min. De lá, seguiu em avião da Presidência da República rumo ao Rio de Janeiro, onde será velado nesta sexta no Palácio da Cidade, em Botafogo. O enterro ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 17h30min.

De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto e da Polícia Militar, 3,8 mil pessoas passaram pelo local durante as três horas de velório. O caixão chegou às 15h45min, e a entrada do público foi liberada quase uma hora depois.

Ainda de acordo com o Planalto, o fim do velório foi antecipado a pedido da família de Niemeyer. Os parentes do arquiteto alegaram problemas de limitação de horário para o pouso do avião no Rio de Janeiro. A presidente Dilma Rousseff não acompanhou a saída do caixão, mas se despediu da família.

As pessoas que não conseguiram chegar a tempo do velório aplaudiram quando o corpo de Niemeyer deixou o palácio. Enquanto o caixão era posto no caminhão do Corpo de Bombeiros, eles cantaram o Hino Nacional. O trânsito na via que passa em frente ao Palácio do Planalto ficou interditado por cerca de 25 minutos, provocando congestionamento no local.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895