Mais um partido se soma à coligação que tentará eleger o pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, Luciano Zucco (PL), formando o segundo maior grupo de legendas unidas. São seis siglas, enquanto a frente de Juliana Brizola (PDT) reúne sete agremiações políticas. A adesão do Democrata à pré-campanha do deputado federal foi formalizada em ato nesta semana, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reunindo o presidente da sigla no RS, Robson Mallmann, demais dirigentes e pré-candidatos aos legislativos estadual e federal. Com isso, PL, PP, Novo, Podemos, Republicanos e agora o Democrata trabalharão pela chapa composta por Zucco, pela pré-candidata a vice, Silvana Covatti, e pelos pré-candidatos ao Senado, Marcel van Hattem (Novo) e Ubiratan Sanderson (PL).
“Agradeço ao partido Democrata pelo apoio e pela confiança nesse projeto que busca a retomada do desenvolvimento e do protagonismo do nosso Estado. É mais uma adesão a esse grupo de centro-direita com mulheres e homens de coragem, alinhados a valores como liberdade econômica, menos burocracia, serviços mais eficientes e modernos, defesa da família e valorização do setor produtivo”, destacou Zucco no evento.
Mallmann, que é formado em Gestão Pública e bacharel em Direito, relatou que a adesão à pré-campanha de Zucco ocorreu por “afinidade ideológica”. “Defendemos as mesmas pautas, como a família, liberdade econômica, patriotismo e conservadorismo. Somos um partido de direita”, frisou, acrescentando que as principais bandeiras da legenda são o combate ao feminicídio e à pedofilia. “Nossa presidente nacional é uma mulher, nossa referência é Suêd Haidar”, acrescentou.
Vale lembrar que o Democrata utiliza este nome desde dezembro do ano passado e não possui relação com o extinto Democratas (ex-PFL). O Democrata é o antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB), fundado em 2008, e que tentou se chamar Brasil 35 em 2021 para atrair o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Pré-campanha
Para Mallmann, o papel do Democrata na coligação é alcançar municípios onde o grupo de Zucco poderia não chegar. “Como exemplo, uso meu nome para ser pré-candidato a deputado federal em Guaíba. Temos pré-candidatos em municípios onde partidos da nossa coligação não tinham representantes, como Barra do Ribeiro e Eldorado do Sul, entre outros”, explicou.
“Nosso compromisso é contribuir com o povo gaúcho, que está cansado desses políticos que governaram nosso Estado nos últimos anos. Temos uma nominata com mais de 30 pré-candidatos. Somos leais ao Zucco e aos demais partidos que compõem nossa coligação”, reiterou.