Deputados do RS votam a favor de prorrogação do Fundeb

Deputados do RS votam a favor de prorrogação do Fundeb

Sete parlamentares foram contrários ao projeto, nenhum gaúcho

Correio do Povo

Plenário teve ampla maioria pela proposta

publicidade

Todos os 31 deputados federais do Rio Grande do Sul votaram favoráveis à prorrogação do Fundeb, nesta terça-feira na Câmara dos Deputados. Sete parlamentares foram contrários ao projeto que renova o fundo para a educação, seis do PSL e um do PSC; todos da base do governo Bolsonaro.

Além de aumentar a quantidade de recursos que a União passa a depositar no fundo, o novo formato do Fundeb diminui a desigualdade, destinando mais dinheiro aos municípios mais pobres. Com as mudanças, 17 milhões de alunos a mais serão beneficiados no País, por meio de recursos para a escolas em que estudam.

Bia Kicis  (PSL-DF), Chris Tonietto (PSL-RJ), Filpe Barros (PSL-PR), Junio Amaral (PSL-MG), Luiz Philippe (PSL-RJ), Marcio Labre (PSL-RJ) e Paulo Martins (PSC-PR) foram os únicos votos contrários no primeiro turno.

No segundo turno, Luiz Philippe (PSL-RJ) mudou de ideia e votou a favor. Já Marcio Labre (PSL-RJ) se absteve. Apesar da liderança do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), ter votado a favor, a aprovação marcou uma derrota para o governo. O Palácio do Planalto enviou propostas de modificações ao texto que foram rechaçadas.

O Planalto queria carimbar parte do dinheiro do Fundeb para um programa de renda mínima ainda a ser criado e também “pular” o ano de 2021, período em que haveria um vácuo para o programa. No entanto, não houve base suficiente para aprovar essas mudanças, apesar de lideranças do Centrão tentarem atuar em favor da equipe econômica.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895