Deputados protocolam pedido de CPI do MST no Congresso Nacional

Deputados protocolam pedido de CPI do MST no Congresso Nacional

Frente de oposição ao governo Lula quer investigar as recentes ações do Movimento Sem Terra no país

Rafael Renkovski*

publicidade

Deputados federais de oposição ao governo federal protocolaram, na quarta-feira, um requerimento pedindo a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as recentes ações do Movimento Sem Terra (MST). Após a conferência final da Secretaria-Geral da Mesa Diretora, a proposta obteve apoio de 171 parlamentares, número mínimo regimental, para seguir a sua tramitação.

O requerimento apresentado pelo deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), em união com os deputados Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Ricardo Salles (PL-SP), busca investigar invasões em propriedade produtivas, que, de acordo com a proposição, têm sido orquestradas por movimentos como o MST, FNL (Frente Nacional de Luta Campos e Cidade) e grupos indígenas.

Zucco afirmou que buscará o diálogo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que possa “iniciar os trabalhos no menor espaço de tempo possível.” A manifestação foi feita na noite de quarta-feira, após o protocolo do requerimento.

O pedido conta com o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), presidida pelo deputado Pedro Lupion (PP-RR). “Tivemos um volume nas últimas três semanas que não víamos há mais de 15 anos. Algo está fora do controle, alguém está financiando isso. Há uma motivação política muito clara por trás dessas ações criminosas”, indagou Lupion.

*Supervisão Mauren Xavier
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895