Desbloqueados bens de Tarso no processo sobre exigência de licitação para linhas de ônibus

Desbloqueados bens de Tarso no processo sobre exigência de licitação para linhas de ônibus

Desembargador Carlos Caníbal entendeu não caber o bloqueio para a situação proposta no processo<br />

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

O ex-governador Tarso Genro

publicidade

O ex-governador Tarso Genro teve bens desbloqueados pela Justiça no processo sobre a exigência de licitação para duas mil linhas intermunicipais de ônibus. De acordo com a assessoria de imprensa do petista, a liberação ocorreu logo depois da manifestação do ex-chefe do Executivo gaúcho à Justiça. A decisão é do desembargador Carlos Caníbal, do Tribunal de Justiça. Ele entendeu não caber o bloqueio para a situação proposta no processo.

A juíza Andreia Terre do Amaral, da 3ª Vara da Fazenda Pública, de Porto Alegre, também bloqueou bens do ex-secretário de Infraestrutura e Logística João Victor Domingues, do atual titular da pasta de Transportes, Pedro Westphalen, além de dois dirigentes do Daer. Tarso já havia dito ser impossível cumprir o que pedia o Ministério Público. “Uma licitação dessa natureza não se realiza ‘da noite para o dia’”, cita o texto sobre a exigência de licitação para quase 2 mil linhas em três meses.

O MP reivindica a aplicação de multa de mais de R$ 1 bilhão, definida durante a gestão petista, em ação civil pública ajuizada em 2002, exigindo do governo estadual a realização de licitação para 1,8 mil linhas de transporte intermunicipal reguladas pelo Daer. Os bloqueios de bens foram propostos como forma de garantir o pagamento caso a sentença acate, de fato, a petição do MP.

Westphalen, também em nota divulgada à imprensa após a confirmação do bloqueio, informou que a aprovação do plano diretor “é requisito indispensável para o lançamento dos editais licitatórios, que serão elaborados imediatamente após a publicação da lei”.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895