A primeira aconteceria dia 31 de janeiro, mas por problemas de agenda foi transferida para dia 16 de maio. Por questão de saúde, a viagem foi novamente remarcada pela presidente para o dia 23 de maio, quando a agenda outra vez foi alterada pelo Palácio do Planalto. A viagem a Montevidéu está confirmada para esta segunda-feira.
Este será o terceiro país visitado por Dilma desde que assumiu a presidência. O primeiro país foi a Argentina e depois a China.
A presidente será recebida em Montevidéu pelo mandatário uruguaio, José Pepe Mujica. Eles assinarão 12 acordos de cooperação e intercâmbio. Entre os acordos destacam-se um que prevê a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jaguarão (entre Jaguarão e Rio Branco) e outro que estabelece a interconexão ferroviária entre Sant'Ana do Livramento e Rivera. As reuniões acontecerão no Palácio Santos - onde os mandatários cumprirão uma intensa agenda de trabalho, que inclui reuniões com grupos de empresários e com ministros dos dois países.
Dilma permanecerá cinco horas no Uruguai.