Fortes é o segundo indicado por Dilma para o cargo. Antes, a presidente havia escolhido o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Ele, no entanto, não chegou a passar pela sabatina do Senado e acabou ficando com a indicação para a presidência do Conselho Superior da APO.
Ao anunciar o convite, Fortes disse que as prioridades são as obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Mesmo com um tempo maior de preparação para as Olimpíadas (que o Rio de Janeiro sediará em 2016) em relação à Copa do Mundo (que ocorrerá em 12 cidades brasileiras em 2014), Fortes disse que isso não é motivo para descuidos. "Não quer dizer que, porque há mais dois anos, nós estamos tranquilos. Há uma data que não pode ser adiada, que é a dos jogos", disse.
Fortes lembrou ainda que ele já vinha trabalhando com essas obras quando era ministro das Cidades e gerenciava o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Olimpíadas.