Política

Dilma frisa que vinda de médicos estrangeiros é "a favor da saúde"

Presidente defendeu em pronunciamento que programa não prejudica profissionais brasileiros

Presidente fez na noite desta sexta-feira o tradicional pronunciamento de 7 de Setembro
Presidente fez na noite desta sexta-feira o tradicional pronunciamento de 7 de Setembro Foto : Reprodução/CP
A presidente da República, Dilma Roussseff, reforçou nesta sexta-feira a importância da vinda de médicos estrangeiros ao Brasil. Durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, Dilma disse que trazer médicos de outros países para atender em locais onde há carências na saúde é uma medida “a favor da saúde”. “A vinda de médicos estrangeiros, que estão ocupando apenas as vagas que não interessam e não são preenchidas por brasileiros, não é uma decisão contra os médicos nacionais”, defendeu.

Dilma também disse que o País tem feito investimentos na estrutura da saúde e que pretende liberar mais recursos para hospitais e equipamentos. “A falta de médicos é a queixa mais forte da população pobre. Muita morte pode ser evitada, muita dor diminuída e muita fila reduzida apenas com a presença dedicada de um médico em um posto de saúde”, disse.

De acordo com Dilma, o “Pacto da Saúde vai produzir resultados rápidos e efetivos”. Ela também frisou que o Programa Mais Médicos “está se tornando realidade” e que os brasileiros vão sentir, a cada dia, “os benefícios deste programa”. Além de destacar os pontos positivos do programa, ela afirmou que “ainda tem uma grande dívida com a saúde pública e tem que ser resgatada o mais rápido possível”.

Cinco pactos

Além de defender o crescimento da economia brasileira, o pronunciamento também relembrou os cinco pactos nacionais anunciados anteriormente. “Estamos aprofundando os cinco pactos para acelerar melhorias na saúde, na educação e no transporte e para aperfeiçoar a nossa política e a nossa economia”, explicou. Sobre a reforma política, a presidente celebrou a “proposta de decreto legislativo para o plebiscito”.

Já na educação, foi reforçado a reserva, para a área, de 75% dos royalties do petróleo e de 50% do Fundo Social. “Esse será um dos maiores legados do nosso governo às gerações presentes e futuras e vai trazer benefícios permanentes à população brasileira por um período mínimo de 50 anos.”

O discurso, veiculado na véspera de Sete de Setembro, começou às 20h30min e durou cerca de dez minutos. No mês de junho, em meio às manifestações populares que levaram milhares de brasileiros às ruas de centenas de cidades, a presidente fez um pronunciamento em que prometia “trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS”. A prática de celebrar o Dia da Independência com um pronunciamento à Nação já é prática entre os presidentes brasileiros. No ano passado, Dilma anunciou a redução dos preços da energia elétrica para residências e indústrias.



Bookmark and Share