Antes de terem a primeira reunião privada, os dois presidentes visitaram uma exposição com obras de artistas brasileiras. Organizada no Palácio do Planalto, a mostra só será aberta ao público na terça-feira. A presidente mostrou a Obama a tela Abaporu, da pintora modernista Tarsila do Amaral. A obra veio da Argentina apenas para a exposição.
O objetivo da reunião entre os dois é acertar os detalhes finais de comunicados, tratados e acordos firmados entre os Estados Unidos e o Brasil. A ideia é que sejam fechados nove textos definindo parcerias nas áreas comercial, econômica, social, de ciência e tecnologia, e cultura.
Por volta das 12h, os dois chefes de Estado receberão a imprensa. Ainda não está definido se Dilma e Obama responderão às perguntas dos jornalistas ou farão apenas um pronunciamento conjunto. Do Palácio do Planalto, Obama irá ao Itamaraty.
No começo da tarde, por volta das 14h45min, Obama discursará na Cúpula de Negócios Brasil-Estados Unidos, no Centro de Convenções Brasil 21. A expectativa dos empresários brasileiros é que o presidente norte-americano avance nas sinalizações que indiquem o equilíbrio da balança comercial, uma vez que há um déficit em relação ao Brasil.
No final da tarde, às 17h20min, Dilma oferecerá um coquetel para Obama e a família dele, no Palácio da Alvorada. Serão servidos sucos de frutas brasileiras, refrigerantes e pão de queijo. Depois, às 18h20min, o presidente e sua comitiva seguem viagem para o Rio de Janeiro, onde uma agenda intensa os aguardam.