Dino autoriza Força Nacional em Brasília diante de "ameaças contra democracia"

Dino autoriza Força Nacional em Brasília diante de "ameaças contra democracia"

Redes sociais tiveram agendamentos de atos golpistas convocando "tomada de poder"

AE

Ministro Flávio Dino

publicidade

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou neste sábado portaria que autoriza a atuação da Força Nacional em Brasília diante de "ameaças veiculadas contra a democracia". Segundo o ministro, a unidade irá auxiliar nos "próximos dias" as forças federais de segurança que já atuam na capital federal.

"Além de todas as forças federais disponíveis em Brasília, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia", escreveu há pouco o ministro.

Mais cedo, Dino já havia recorrido às redes sociais para comunicar que transmitiu orientações à Polícia Federal (PF) e à Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o que chamou de "suposta 'guerra' que impatriotas" planejam fazer em Brasília. Ele também teve conversas com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e com o ministro da Defesa, José Mucio, sobre o assunto.

"Sobre uma suposta 'guerra' que impatriotas dizem querer fazer em Brasília, já transmiti as orientações cabíveis à PF e PRF. E conversei com o governador Ibaneis e o ministro Múcio", disse. Circulam nas redes sociais o agendamento de atos em Brasília por aqueles que não aceitam o resultado das eleições que deram vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com incitação a ações golpistas, que falam em "tomada de poder".

De acordo com o governo, a Força Nacional de Segurança Pública tem efetivo composto por bombeiros, policiais civis, militares e peritos, com atuação em 11 Estados na preservação da ordem pública, na segurança de pessoas e de patrimônio e em emergências e calamidades públicas.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895