O parlamentar negou conflitos com o governador Tarso Genro, mas admitiu que houve divergências com outros membros do núcleo petista. “Quem governa sempre está incomodado com alguma coisa. Sempre tem discordância, governar sem conflito seria impossível. Sobre a direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), eu não tenho confiança nele (Francisco Thormann, diretor do Daer). Mas ele foi escolhido, foi nomeado para isso. As divergências são naturais. Minha saída é política”, salientou. O deputado federal ainda reforçou que o PSB continua apoiando o governo Tarso. “Com o governador eu nunca tive atrito. A nossa relação é muito boa. Eu disse a ele que o PSB continua o apoiando e continuará junto com ele em 2014”.
Na segunda-feira à tarde, após uma reunião com Tarso, Beto entregou a carta com o pedido de demissão. Disse que deixa a pasta por “motivos políticos” e que sai com a sensação de dever cumprido. O socialista argumentou ainda que foi chamado pelo presidente nacional do PSB para reforçar a atuação da sigla na Câmara dos Deputados. “Eu me sinto claramente realizado com as coisas que encaminhamos aqui até agora e que estão acontecendo. Agora, eu estou sendo chamado pelo presidente nacional do PSB para reforçar o partido na Câmara, e para reforçar também o governo da presidente Dilma”, declarou.
PSB espera manter cargo
Beto Albuquerque afirmou que pediu ao governador Tarso Genro para que ele mantenha o PSB no comando da Seifra, porém, não indicou nomes para assumir a pasta. “O PSB compõe o governo. Qual o espaço que a sigla tem hoje no governo? A Seinfra. Por isso eu pedi ao governador que o PSB prosseguisse com o trabalho. Mas não indiquei nomes”.
O presidente do PSB no Rio Grande do Sul, Caleb de Oliveira, também esteve reunido, ainda na segunda-feira, com Tarso e Beto Albuquerque. Nesta terça, ele descartou a possibilidade de a secretaria da Infraestrutura ser desmembrada. “A secretaria vai permanecer com o PSB e não será desmembrada. A decisão foi técnica, tomada ainda na época da transição, de que a Seinfra deveria ser uma peça só. E o governador não demonstrou nenhuma intenção de mudar isso”.
À tarde, Caleb de Olvieira vai se reunir com integrantes da legenda no Estado e lideranças do partido. O governador deu 48 horas para que o PSB apresente o nome que deve substituir Beto Albuquerque, que reassume seu mandato de deputado federal na Câmara até o final de novembro.