Edegar Pretto assume presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Edegar Pretto assume presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Novo presidente foi eleito por 45 votos contra um e, em seguida, tomou posse

Correio do Povo

Novo presidente foi eleito por 45 votos contra um e, em seguida, tomou posse

publicidade

O deputado Edegar Pretto (PT) assumiu na tarde desta terça-feira a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Apesar do acordo de lideranças, que leva o representante do Partido dos Trabalhadores para o cargo, depois de cerimonial com hino nacional, ocorreu a votação e Pretto foi eleito com 45 votos contra 1.

“A população e as suas organizações têm cada vez mais dificuldade de reconhecer a capacidade de dialogar e buscar soluções para os seus problemas. Essa Casa não está imune e sei que não ficará indiferente como se nada tivesse acontecendo. O Parlamento Gaúcho está desafiado a assumir causas merecedora de grandes debates. Aqui é um palco que busca alternativas para superação dos grandes problemas que afetam a sociedade gaúcha. Isso só será possível com a defesa e a reconstrução da democracia em nosso país”, declarou Pretto em seu discurso de posse.


Antes, depois de declarado o resultado da votação, Silvana Covatti, fez um pronunciamento de despedida e destacou algumas das suas ações no comando da Assembleia. Covatti destacou que foi um ano com participação, igualdade e gestão. Além disso, citou a economia de R$ 38,5 milhões, com redução nos gastos com diárias em 25,5%.

“Segui de forma rigorosa, com minha equipe, os compromissos assumidos: aproximar a Assembleia dos cidadãos; levar a atividade do parlamento às comunidades; buscar a harmonia entre os Poderes; trabalhar pelo todo; tornar administração ainda mais eficiente e afinada às práticas da moderna gestão; honrar principalmente as mulheres. Foi um ano, conforme havíamos nos determinado, de participação, igualdade e gestão. Pela relevância, gostaria de citar alguns indicadores. Economizamos mais de R$ 38,5 milhões, reduzimos as diárias para deputados e servidores em 25,5%”, afirmou Covatti.


Após os atos na Assembleia, Pretto participará de será recebido na Praça da Matriz para um ato popular de posse, marcado para 16h30. O ato é organizado por movimentos populares do campo, da cidade e centrais sindicais. Conforme os organizadores, o objetivo é marcar um dia histórico em que um lutador das causas do povo assume a presidência da Casa Legislativa gaúcha.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895