Política

Eduardo Leite lamenta morte do papa Francisco: “Deixa um legado único”

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul também lamentou a morte do pontífice

Leite relembrou o encontro que teve com o pontífice argentino há cerca de um ano, durante audiência pública no Vaticano
Leite relembrou o encontro que teve com o pontífice argentino há cerca de um ano, durante audiência pública no Vaticano Foto : Reprodução

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou na manhã desta segunda-feira, 21, a morte do papa Francisco, aos 88 anos. Em uma publicação no X, antigo Twitter, Leite descreveu o pontífice argentino como uma figura que “quebrou silêncios profundos” e “deixou um legado único” à humanidade.

“Há pessoas que entram para a história não por aquilo que dizem, mas pelo silêncio que rompem. O Papa Francisco foi assim: sua voz quebrou silêncios profundos. Silêncios diante da injustiça, silêncios diante do sofrimento humano, silêncios diante da intolerância e da exclusão”, escreveu o governador.

Leite relembrou o encontro que teve com o papa Francisco há cerca de um ano, durante audiência pública no Vaticano, em Roma. Na ocasião, o Papa foi oficialmente convidado a visitar o Rio Grande do Sul como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas em solo gaúcho.

Veja Também

“Jamais esquecerei sua simplicidade, seu olhar atento e acolhedor, e a profundidade com que escutava cada palavra, como se naquele instante o mundo inteiro se resumisse a quem estava diante dele”, declarou.

O estado de saúde do líder da Igreja Católica, havia piorado desde 14 de fevereiro quando foi hospitalizado. Ele ficou mais de 38 dias internado no hospital Gemelli, de onde recebeu alta em 23 de março.

Nesse domingo, ele apareceu na varanda da basílica de São Pedro no Vaticano e, com voz frágil, desejou uma "Feliz Páscoa" aos milhares de fiéis reunidos no Vaticano para celebrar a ressurreição de Cristo, marcando sua última aparição pública.

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul lamenta a morte de Francisco

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul lamentou a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21. A Casa afirmou que Francisco sempre se dedicou a sua trajetória à causa dos mais necessitados, combatendo a exclusão social e defendendo arduamente a paz mundial.

Confira a nota completa:

Lamentamos muito o falecimento do Papa Francisco, que sempre dedicou a sua trajetória à causa dos mais necessitados, combatendo a exclusão social e defendendo arduamente a paz mundial. Um líder que conquistou o respeito e a admiração de diversos segmentos no Brasil, inclusive religiosos, mesmo com a laicidade característica de Estado existente no nosso país.

Sua partida deixa uma lacuna neste momento em que a humanidade precisa muito da ampliação do diálogo, da solidariedade e da união de todos e todas. Que o seu legado sirva de exemplo na reflexão pela busca de um mundo mais justo e fraterno.

Desembargador Alberto Delgado Neto

Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul