Na Holanda, onde comanda missão gaúcha ao país, focada em resiliência climática e ações de prevenção às enchentes, o governador Eduardo Leite (PSDB) falou sobre a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.
“Politicamente, naturalmente, haverá um debate sobre isso. Têm elementos muito consistentes de uma possível tentativa de golpe de Estado”, afirmou o governador gaúcho, que, encaminha a sua segunda administração do Piratini e poderá entrar na disputa presidencial de 2026.
Leite disse acreditar nas instituições democráticas e que os desdobramentos políticos do caso ainda estão sendo mensurados. “As mesmas instituições que lá no passado conduziram processos relacionados ao presidente Lula e que levaram a sua prisão, são as que conduzem um processo em relação ao ex-presidente. Confio nas instituições”, enfatizou.