Eleições

Disputa entre MDB e Cidadania no governo Melo está perto de desfecho

Pasta de Serviços Urbanos, que teve dois secretários eleitos para a Câmara de Porto Alegre, é uma das mais requisitadas da nova gestão municipal

Vitorino (MDB) e Marcos Felipi (Cidadania) postulam comando da pasta em Porto Alegre
Vitorino (MDB) e Marcos Felipi (Cidadania) postulam comando da pasta em Porto Alegre Foto : Montagem / CP

Uma das pastas mais requisitadas no governo Sebastião Melo II, a de Serviços Urbanos (SMSUrb), está protagonizando uma disputa entre o MDB, partido do prefeito reeleito, e o Cidadania. Marcos Felipi Garcia (Cidadania) e Vitorino Baseggio (MDB), secretário e adjunto na primeira gestão de Melo, respectivamente, são os nomes que podem comandar a secretaria.

Os dois postulantes, inclusive, foram os únicos secretários do município que se elegeram vereadores para a próxima legislatura. A indicação para o comando da pasta acarreta, dos dois lados, em estratégias para a base governista na Câmara de Porto Alegre.

Caso Vitorino seja o futuro secretário, o espaço para Idenir Cecchim (MDB), atual líder do governo no Legislativo e primeiro suplente do partido na próxima legislatura, será aberto para um retorno à Casa. Nos bastidores, a tendência é que este seja o provável desfecho.

No Cidadania, que é federado com o PSDB, se Marcos Felipi assumir a pasta, a cadeira de vereador passará ao PSDB, que tem Matheus Xavier como primeiro suplente. Assim, o Cidadania não teria representação na Câmara de Vereadores.

Uma das indicações da federação ao núcleo duro do governo Melo foi a de Xavier para o comando da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Com isso, o atual vereador Cassiá Carpes (Cidadania), que não se reelegeu, retornaria ao Legislativo.

A previsão é de que, em no máximo dois dias, a disputa em torno da SMSUrb seja concluída.