Eleições 2024: No voto, PSB de Porto Alegre estará com Maria do Rosário na eleição
Com uma diferença de cinco votos, em convenção, partido apoiará à petista ao invés de Juliana Brizola
publicidade
Com apenas cinco votos de diferença, o PSB de Porto Alegre decidiu, em convenção, na manhã deste sábado, que apoiará a candidatura de Maria do Rosário (PT) à prefeitura de Porto Alegre neste ano. O placar final foi 72 votos para a união com a petista, 67 para o apoio à candidatura de Juliana Brizola (PDT) e dois votos nulos.
A princípio a escolha evita uma possível intervenção da Executiva nacional. Isso porque, segundo o regimento, as decisões em capitais precisam passar pelo aval nacional, que neste caso sinalizava apoio à Maria do Rosário, mantendo o alinhamento com PT, firmado desde a eleição da chapa Lula e Geraldo Alckmin, em 2022.
Ao mesmo tempo, o grupo local tinha decidido, em reunião há uma semana, apoiar Juliana Brizola. Porém, como a diferença foi pequena, a decisão ficou para a convenção. Agora, é preciso verificar como esse apoio se dará efetivamente.
A divisão interna ficou evidente em algumas manifestações na convenção. Enquanto era distribuído um panfleto a favor da candidatura de Maria do Rosário, uma vez que Juliana está aliada com União Brasil e deverá ter o apoio da federação PSDB/Cidadania, que tem convenção amanhã, o apoio à Juliana Brizola era exaltado, como pelo único vereador do partido na cidade, Airto Ferronato.
Na tribuna, defendeu a adesão à chapa do PDT por que isso viabilizaria o crescimento do partido, como para a formação de uma bancada na Câmara. E também citou desalinhamentos com partidos mais à esquerda que estão com Rosário.
Segundo o vice-presidente do PSB em Porto Alegre, Albano Gaddo, o resultado representa a vitória da democracia e que o resultado será acatado pela executiva. “Vamos com o PT para a conquista da Prefeitura neste ano de 2024 e o retorno da esquerda à administração municipal”, enfatizou.
A votação ocorreu no plenário Ana Terra, na Câmara de Vereadores. Com o resultado, o próximo passo será oficializar o apoio à petista, o que ainda não tem data para ocorrer.