O horário de propaganda política gratuita teve início no rádio, nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul com abordagens distintas dos candidatos ao governo estadual, Luciano Zucco (PL) aproveitou o maior tempo de TV e rádio para detalhar sua trajetória militar e o apadrinhamento de Jair Bolsonaro, enquanto Juliana Brizola (PDT) adotou um tom de diálogo direto com o eleitor para criticar gestões passadas e exaltar seus projetos de escola integral.
Com o tempo curtíssimo, Maranata (PSDB) ironizou a escassez de segundos ao focar em sua biografia e na alta aprovação como ex-prefeito de Guaíba. O vice-governador Gabriel Souza (MDB) apostou em uma introdução enérgica e familiar para defender a continuidade da atual gestão de Eduardo Leite e pregar o avanço sem "aventuras".
Confira os detalhes de cada propaganda política desta sexta-feira:
Luciano Zucco
Com 4 minutos e 23 segundos de propaganda eleitoral, o maior tempo entre os candidatos ao governo do Estado, o programa de Luciano Zucco (PL) focou na história do candidato.
Começou com a apresentação do famoso radialista Zambiasi saudando Zucco e pedindo que falasse um pouco dele. Zucco iniciou sua fala citando sua passagem pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República): "Garanti a proteção para cinco presidentes, independente da minha ideologia, cumpri o meu papel. É com a mesma dedicação que cuidei das vidas dos presidentes que vou cuidar da vida de todos os gaúchos".
Depois, os locutores contam a trajetória de Zucco no Exército, o ingresso na equipe dos Agulhas Negras, atuação como paraquedista, professor e comandante, além da participação na Operação da retomada do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
O programa abordou a entrada de Zucco na política, com o incentivo de Jair Bolsonaro. "Foi o Bolsonaro, ele me convenceu dizendo que era gente como eu que as pessoas precisavam no governo". Logo depois, o programa enalteceu as eleições em que Zucco foi o mais votado para deputado estadual, em 2018 e, deputado federal em 2022.
Por fim, o programa de Zucco encerrou com a pergunta de por que ele quer ser governador. Na resposta, Zucco falou que é a hora de servir o povo gaúcho. "O Estado teve alguns avanços nos últimos anos, mas não foram suficientes. É para mudar essa história que quero ser governador".
Juliana Brizola
Em seguida, veio a propaganda política de Juliana Brizola. A rádio Brizola iniciou com o jingle da campanha, seguido da fala de Juliana, sem apresentações formais dela, mas como se estivesse falando com o eleitor gaúcho. "No dia 4 de outubro, quando estiver só tu e a urna, ela vai te fazer uma pergunta. Tu acha que o nosso povo tem a vida que ele merece?", indaga a candidata citando a pandemia, a enchente e ressaltando que o RS já foi referência na saúde, na educação, na economia e que hoje os últimos governos "até tentam, mas não conseguem entregar o que o povo merece".
Depois, uma breve citação aos oponentes: "Quem se apresenta supostamente como solução, tenta parecer moderado quando todo mundo sabe que só enxerga um lado. E que todos os outros que pensam diferente são inimigos. Essa forma de pensar não ajuda o nosso Estado." Em seguida, os locutores citam projetos que Juliana apresentou e aprovou quando deputada estadual, como a obrigatoriedade de escola integral.
- Campanhas ao governo do Rio Grande do Sul adaptam estratégias para o horário eleitoral gratuito
- Horário eleitoral na rádio e na TV começa nesta sexta-feira, saiba o tempo de cada candidato no RS
- TRE oficializa o tempo de coligações no RS. Zucco lidera com quase cinco minutos
Maranata
O terceiro espaço eleitoral foi para a campanha de Marcelo Maranata (PSDB). Com apenas 40 segundos, o candidato usou o tempo para se apresentar e falar um pouco da trajetória como prefeito de Guaíba, e até brincou com o pouco tempo de propaganda política. "Comecei minha vida engraxando sapato, entregando jornal e sou lojista há 35 anos. Minha vida como comerciante me fez ser prefeito de Guaíba, onde saí com 92% de aprovação. Juntos, vencemos a maior tragédia da nossa história e vencemos. Agora vamos enfrentar e vencer o momento mais difícil do nosso Rio Grande. Competência e coragem eu tenho de sobra, só não tenho o tempo de propaganda que eles têm. Segue o Instagram…"
Gabriel Souza
A última propaganda foi a do vice-governador. Com um cantar de galo e em tom animado, os apresentadores saudaram o eleitor que está acordando. "Bom dia para você que já está no pique, indo para o trabalho, para a faculdade, levando os filhos para a escola ou se preparando para sair de casa. Pois o Rio Grande está igualzinho a você e também não pode parar. E quem está assim também é o Gabriel, o nosso candidato a governador", introduzem os locutores.
Gabriel Souza se apresentou rapidamente, mas de maneira íntima: "Sou o Gabriel, marido da Talise, pai da Dora e vice-governador do Estado". Depois ele cita o atual governador e diz, sem citar quais, que o governo avançou e melhorou a vida dos gaúchos. "Há 4 anos trabalhando ao lado do governador Eduardo Leite, tenho muito orgulho do que já fizemos até aqui para melhorar a vida dos gaúchos. Agora não dá para parar, muito menos dar marcha ré. O Rio Grande já mudou muito e eu quero ser governador para seguirmos mudando e avançando sem aventuras, mas com experiência e responsabilidade".
Gabriel encerra o horário dizendo que nos próximos programas vai apresentar o que já fez e o que vai fazer para "seguir melhorando a tua vida e a do nosso Estado".
