Os vereadores de Porto Alegre: luta sindical alçou Jonas Reis
Especial com a trajetória política e o mapa de votação dos 35 eleitos para a Câmara da Capital será apresentado até o próximo sábado no Correio do Povo

publicidade
Nos bastidores da Câmara da Capital, Jonas Reis (PT) é conhecido por ser o vereador que, tendo a oportunidade de falar no púlpito, lá estará. Os discursos que iniciam com um chamado para o “povo de Porto Alegre” surtiram efeito, aliados aos vídeos nas redes sociais, para que o vereador conquistasse mais de 8 mil eleitores, praticamente 3 mil a mais do que em 2020, quando se elegeu pela primeira vez.
Veja o especial dos vereadores eleitos em Porto Alegre.
Com votações consideráveis nas 1ª e 160ª zonas eleitorais, que compreendem as regiões centrais e da zona Sul, com mais de mil votos em cada, há uma média semelhante nos outros bairros, com exceção da zona Norte, que destoa.
Indo para o segundo mandato como vereador, Jonas tem origem sindicalista e ganhou força política como diretor-geral do Sindicato dos Municipários (Simpa), principalmente durante o governo do ex-prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que teceu debates intensos com a categoria.
É, também, professor de música e pedagogo. Na maioria das sessões plenárias, utiliza de um período para criticar a gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB), arrancando diferentes reações dos colegas, que variam entre ironias e momentos de raiva e discussões acaloradas.
Confira o mapa da votação do vereador: