Os vereadores de Porto Alegre: o retorno efetivo de Atena Roveda

Os vereadores de Porto Alegre: o retorno efetivo de Atena Roveda

Especial com a trajetória política e o mapa de votação dos 35 eleitos para a Câmara da Capital será apresentado até o próximo sábado no Correio do Povo

Rafael Renkovski

Atena Roveda, vereadora do PSol

publicidade

A presença de Atena Roveda (PSol) na Câmara de Porto Alegre é frequente, mesmo que não estivesse, até o último dia 6 de outubro, eleita. Com, aparentemente, boas relações com vereadores de diversos partidos, transita bem no plenário e nos gabinetes divulgando os seus projetos protocolados.

A primeira mulher transexual a tomar posse como vereadora da capital gaúcha, em 2022, quando suplente do PDT, conseguiu 4.260 votos no pleito deste ano e ficou com a quinta cadeira do PSol, atual partido, com o qual parece ser mais identificada.

Veja o especial dos vereadores eleitos em Porto Alegre.

Atena, que formará a bancada LGBTQ+ com Natasha Ferreira (PT) e Giovani Culau (PCdoB), é professora de filosofia formada pela UFPel e já publicou livro. Os votos que a elegeram vereadora são oriundos, majoritariamente, das 1ª e 2ª zonas eleitorais, que compreendem bairros centrais, como Centro Histórico, Cidade Baixa, Menino Deus, Bom Fim e Rio Branco.

Principalmente na semana que antecedeu a ida às urnas, a vereadora eleita contou com o deputado estadual Matheus Gomes (PSol) como um importante cabo eleitoral em gravações para as redes sociais, televisão e nas ruas da Capital. O que, por sua vez, pode ter impulsionado a sua eleição.

Veja Também

Confira o mapa da votação da vereadora:

| Foto: Arte: Leandro Maciel

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895