Prefeito eleito, Airton Souza inicia articulações para garantir transição de governo pacífica em Canoas

Prefeito eleito, Airton Souza inicia articulações para garantir transição de governo pacífica em Canoas

Grupo de Trabalho será criado para se apropriar da realidade orçamentária do município, tomar ciência sobre o andamento dos programas e obras da cidade

Fernanda Bassôa

Airton (esq), ao lado do vice Rodrigo, começou as tratativas no domingo para garantir uma transição pacífica

publicidade

Encerradas as eleições municipais em Canoas, o prefeito eleito Airton Souza (PL) já deu início a uma série de reuniões que vai dar origem a criação de um Grupo de Trabalho para garantir uma transição de governo pacífica, respeitosa e transparente.

Neste período, entre o fim das eleições e 1º de janeiro de 2025, o grupo deverá se apropriar da realidade orçamentária em que se encontra o município, bem como tomar ciência sobre o andamento dos programas e obras na cidade.

"Nos reunimos ainda domingo para dar início às tratativas. Vamos formar um grupo de trabalho com pessoas que tenham conhecimento nas áreas mais sensíveis, como na saúde e educação, com o objetivo de buscar informações e se apropriar do atual cenário da máquina pública", disse Airton Souza.

Ele que conquistou 75.688 votos, o equivalente a 52,12% dos votos válidos. Segundo ele, a ideia é fazer um Raio-X do atual quadro da administração municipal para ter conhecimento do que vai encontrar quando assumir o Paço Municipal em janeiro de 2025.

O grupo de trabalho, que deve ser definido já nos próximos dias, a partir de uma rotina de ações, reuniões e encontros juntamente com representantes da atual gestão para se apropriar da realidade orçamentária do município. A ideia é dar condições para que o prefeito eleito possa implementar o seu programa de governo de acordo com a realidade das finanças disponíveis.

"Vamos nos aprofundar nos dados e informações. Afinal, Canoas viveu uma crise política administrativa e foi devastada pela enchente, que afetou diretamente cerca de 170 mil pessoas e 65 mil residências. Precisamos atuar na reconstrução da cidade e na retomada do desenvolvimento econômico. Vamos focar inicialmente nas obras de proteção da cidade, no sistema de contenção das cheias e reconstrução de diques."

Saúde deverá ganhar um olhar especial

Airton, que durante toda a campanha carregou e defendeu a bandeira da saúde, reforçou que esta área vai receber um olhar especial, voltado aos atendimentos dos cidadãos e também na valorização dos servidores, atualmente, desmotivados.

"Vamos devolver dignidade para as pessoas e oferecer esperança. Canoas está entrando em um novo momento. O momento da mudança."

O atual prefeito de Canoas, Jairo Jorge, informou que nesta terça-feira vai nomear a comissão de transição, que estará à disposição.

Veja Também


Assinante
Exclusivo para assinantes
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895