TRE-RS sorteia três urnas para votação paralela

TRE-RS sorteia três urnas para votação paralela

Objetivo é testar possibilidade de fraude no sistema

Marjulie Martini / Rádio Guaíba

TRE-RS sorteia três urnas para votação paralela

publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) escolheu, por sorteio realizado na manhã deste sábado, as três urnas que serão utilizadas em uma votação paralela que ocorre neste domingo, entre 8h e 17h, no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. A urna da seção 111 da 53ª Zona Eleitoral da cidade de Segredo, na Escola Municipal José Zuchetto, na zona rural; a urna da seção 22 da 101ª Zona Eleitoral de Tenente Portela, na Escola Francisco Balestrin; e outra na seção 264 da Escola Japão, em Porto Alegre, serão retiradas e trocadas por outras.

Foram convidados a participar da auditoria 1.014 representantes de entidades de classe, movimentos sociais e partidos políticos. Eles votaram em cédulas de papel, que foram colocadas em urnas de pano nessa manhã. No domingo, eles irão votar nas urnas.

A partir das 17h, será feita a contagem dos votos, tanto eletrônicos quanto de papel, e os resultados devem ser iguais. A empresa UHY Moreira Auditores será a responsável pela auditoria, que consiste na filmagem permanente das telas das urnas eletrônicas durante a votação.

Neste ano, doutorandos de Ciência Política do Irã e da Turquia e funcionários públicos da Argentina acompanham as eleições no Rio Grande do Sul.

Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895