Na vida pública desde 2005, o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo) foi eleito com 30,08% dos votos para o Senado, na 58° legislatura do Congresso Nacional, compondo a bancada gaúcha com Ubiratan Sanderson (PL) e o general Hamilton Mourão (Republicanos). Na vida pública desde 2005, aos 20 anos, quando foi eleito eleito vereador de Dois Irmãos, ainda pelo PP. Também pelo Progressistas, foi eleito deputado estadual em 2014. Somente em 2018 que Van Hattem foi para o Partido Novo, onde se mantém até hoje.
Sobre a PEC 221/2019, que propõe o fim da escala 6x1, e pode ficar como uma pendência da atual legislatura do Senado, o parlamentar pondera que o debate acelerado na Câmara dos Deputados. “A aprovação está trazendo uma série de prejuízos para os trabalhadores, principalmente na área da segurança, saúde, hotelaria e restaurantes”, argumentou.
Van Hattem deseja que o projeto não seja aprovado sem debate e antes do segundo turno. “Eu espero que o Senado não faça uma aprovação eleitoreira e demagógica, que acabe prejudicando o eleitor e tentando inflar candidatura do Lula”, comentou o parlamentar.
Em relação à resiliência climática, Van Hattem indica que manterá uma postura de cobrança, especialmente ao governo federal para avançar nas obras de contenção. “A União, segundo a constituição, é quem que tem que cuidar de grandes obras e, neste caso, claramente falhou”, apontou o senador eleito.
Van Hattem planeja levar a comissão externa da Câmara dos Deputados destinada a apurar e acompanhar os danos causados pelas enchentes.
