Eleitores gaúchos serão identificados pelas digitais em 2018

Eleitores gaúchos serão identificados pelas digitais em 2018

Cronograma de recadastramento se estende até o dia 9 de maio do próximo ano

Correio do Povo

Em 368 municípios gaúchos, o recadastramento foi concluído

publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) gaúcho prevê que, pela primeira vez, a identificação dos eleitores por biometria será utilizada em todos os 497 municípios do Estado nas próximas eleições. Para isso, cumpre um cronograma que se estende até o dia 9 de maio de 2018, quando faltarão 150 dias para a data da votação. O eleitor que não fizer o cadastramento até este prazo, não poderá participar do pleito. Havia uma previsão inicial de que o recadastramento fosse concluído, em todo o Estado, para as eleições de 2022. Segundo informações do gerente do Projeto de Identificação Biométrica no TRE, Martinho Marchi, no entanto, as metas estão sendo superadas.

Em 368 municípios gaúchos, o recadastramento foi concluído. Nessas localidades, quem não cadastrou suas digitais deve ter o título cancelado até que regularize a situação. Para fazer isso sem pagar multa, basta comparecer ao cartório eleitoral mais próximo levando documento de identificação, preferencialmente com foto, e comprovante recente de residência até 9 de maio do próximo ano. A partir daí, o cadastramento ficará suspenso até 2019, e a regularização será feita mediante o pagamento de multa.

Em 58 municípios, o prazo de cadastramento biométrico está aberto. Em três deles, Cruzeiro do Sul, Flores da Cunha e Ronda Alta, a data final é 11 de outubro. O TRE ainda deve definir os prazos para eleitores de outros 71 municípios, entre eles Porto Alegre.

Desde outubro de 2015, em todos os municípios do Estado, o eleitor que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar o domicílio, tem seus dados biométricos coletados. Na Capital, por exemplo, a coleta de impressões digitais já está sendo feita nos cartórios.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895