Eleitores que moram em outros Estados devem votar no plebiscito sobre divisão do Pará

Eleitores que moram em outros Estados devem votar no plebiscito sobre divisão do Pará

Votação para criação de Carajás e Tapajós ocorre neste domingo

Agência Brasil

publicidade

Os 4,8 milhões de eleitores que têm título emitido no Pará são obrigados a votar no plebiscito sobre a divisão do Estado para a criação de Carajás e do Tapajós, neste domingo. O eleitor que estiver fora do Pará na data deverá justificar a ausência entre a segunda-feira (12) e o dia 9 de fevereiro de 2012 em qualquer cartório eleitoral do país.

Quem mudou de cidade dentro do Estado e não fez a transferência do título no prazo certo também terá que justificar o voto. Neste caso, a ausência deve ser explicada, no próprio dia do plebiscito, em qualquer local de votação. Aqueles que deixarem de votar ou de justificar a ausência terão que pagar multa, que pode chegar a R$ 35. Caso a situação não seja regularizada, o eleitor também não poderá se inscrever em concurso público ou tomar posse, receber salário como servidor, participar de concorrência pública, obter empréstimo e passaporte e renovar matrícula em estabelecimento de ensino público.

O voto é obrigatório para os eleitores alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos, e facultativo para aqueles de 16 a 18 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas. A consulta aos locais de votação pode ser feita pelo site do TSE. O horário de votação é das 8h às 17h, no horário local. A expectativa é que o resultado seja divulgado a partir das 22h (23h em Brasília).

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895