Em missão internacional, Eduardo Leite busca ampliar articulação com Uruguai
capa

Em missão internacional, Eduardo Leite busca ampliar articulação com Uruguai

Governador começa nessa terça viagem de dois dias ao país vizinho

Por
Mauren Xavier

Governador Eduardo Leite cumprirá agenda no Uruguai nessa terça e quarta-feira

publicidade

Visita ao Porto de Montevidéu e encontros com autoridades são os compromissos da agenda do governador Eduardo Leite, em missão internacional, nessa terça e quarta-feira no Uruguai. Ele cumprirá o roteiro, acompanhado de secretários e deputados, com o objetivo de ampliar a integração com o país vizinho. “O Uruguai é nosso parceiro natural, um vizinho fronteiriço com quem temos forte identidade cultural. Buscamos, nesse processo de integração com o país, trabalhar o tema da logística, como a hidrovia do Mercosul e a integração em transportes pelo meio hidroviário, o que é positivo tanto para os uruguaios como para os gaúchos”, adiantou o governador.

Nessa terça-feira, o primeiro compromisso será uma visita ao Porto de Montevidéu, e, em seguida, haverá um encontro com representantes da empresa ISL sobre a implementação da rota Buenos Aires - Montevidéu - Rio Grande - Poto Alegre. No final da tarde, está prevista reunião no Ministério dos Transportes, em que a pauta será a hidrovia do Mercosul e o Aeroporto de Rivera. O governador ainda terá reunião na Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação do Uruguai (Agesic) e, por último, jantar com o embaixador brasileiro no Uruguai, Antônio José Ferreira Simões. 

Na quarta-feira, a agenda começa com um encontro na Associação de Marketing do Uruguai. Está prevista uma reunião na presidência da República Oriental do Uruguai. Em seguida, haverá visita ao CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). O último compromisso no país vizinho será um almoço com o chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa. 

Integram a comitiva, os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray; de Logística e Transportes, Juvir Costella; de Governança e Gestão  Estratégica, Claudio Gastal; e de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos. Acompanham a agenda ainda o superintendente do Porto de Rio Grande, Fernando Estima, os deputados estaduais Frederico Antunes e Carlos Búrigo e o deputado federal Carlos Gomes.