Política

"Entendimento na base aliada é de aprovar medidas", diz líder do governo

Parlamentares tiveram reunião com a presidente Dilma

Segundo o deputado, independentemente de divergências, o entendimento é de dialogar e aprovar as medidas
Segundo o deputado, independentemente de divergências, o entendimento é de dialogar e aprovar as medidas Foto : Gustavo Bezerra / Agência Senado / CP
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta terça-feira, que líderes de partidos da base aliada apresentaram disposição em aprovar o pacote de medidas econômicas anunciado nessa segunda-feira pelo governo.

O deputado disse que o entendimento foi demonstrado pelos parlamentares em reunião com a presidente Dilma nesta terça-feira, apesar de divergências pontuais.

De acordo com Guimarães, líderes avaliaram que o projeto que recria a Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF) é o de maior dificuldade na tramitação. "Quando você diz que uma matéria tem maior dificuldade, não significa que você esteja contrário à medida. Foi isso que muitos líderes manifestaram", afirmou.

Segundo o deputado, independentemente de divergências, o entendimento é de dialogar e aprovar as medidas. No encontro, a presidente recebeu um manifesto assinado por aliados em defesa de seu mandato. Uma nova reunião dos representantes da base aliada com Dilma está marcada para quinta-feira.

O líder afirmou ainda que governadores estaduais devem procurar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e outras lideranças para debater as medidas de ajuste fiscal. Na noite de ontem, em jantar com Dilma, governadores receberam a sugestão de que trabalhem para que o Congresso aprove uma alíquota de 0,38% para a CPMF, e não 0,20%. A alíquota maior prevê uma divisão das receitas entre União, Estados e municípios.