Política

Eu estou conversando com Lula sobre eleição e vamos ver quem convence quem, diz Haddad

Ministro deve deixar a pasta da Fazenda em fevereiro

Haddad afirmou que não pediu a Lula para permanecer na Fazenda num eventual segundo mandato
Haddad afirmou que não pediu a Lula para permanecer na Fazenda num eventual segundo mandato Foto : Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na manhã desta terça-feira ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as eleições de 2026. "Vamos ver quem convence quem", declarou em entrevista à Rádio BandnewsFM. Ele repetiu que gostaria de participar da campanha do Lula neste ano.

Na semana passada, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, voltou a dizer que Fernando Haddad deve ser candidato nas eleições de 2026. Segundo ela, todos os auxiliares do presidente com força eleitoral precisam "vestir a camisa" para enfrentar a direita nos Estados.

Nesta terça, Fernando Haddad avaliou ainda que o palanque de 2022 deveria ser uma espécie de guia para as eleições deste ano, ao falar da frente ampla com nomes de diferentes linhas partidárias. Ele havia sido questionado sobre o nome da ministra Simone Tebet para eventual candidatura em São Paulo.

Sobre as contas públicas, Haddad declarou que o Executivo continuará "exigente" com o fiscal ano a ano, mas depende do Congresso. Ele também disse não concordar conceitualmente com decisões judiciais que tiram receitas do cálculo do arcabouço.

Na semana passada ele havia indicado críticas à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de excluir as receitas próprias do Ministério Público da União (MPU) do limite de gastos previsto na âncora fiscal.

Fazenda

Haddad afirmou ainda que não houve pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o seu retorno ao Ministério da Fazenda em eventual quarto mandato presidencial de Lula. "Eu nunca peço nada para o presidente", declarou.

O ministro deve sair do Ministério da Fazenda em fevereiro e o secretário-executivo, Dario Durigan, é o principal nome cotado. Nesta terça, Haddad disse não ter observado nenhuma declaração relevante contrária ao nome de Dario Durigan, ao ser questionado sobre eventual resistência à indicação, no âmbito do Partido dos Trabalhadores (PT).

Haddad também repetiu que gostaria de participar da campanha do presidente Lula neste ano. "É o que eu acho que vou fazer de melhor", avaliou. Ele afirmou ainda ter uma relação muito próxima com Lula, sem precisar de mediação, ao ressaltar o fato de ser ministro pelo período de 10 anos.

Veja Também