"Eu poderia ter fugido, mas não quis", diz Lula

"Eu poderia ter fugido, mas não quis", diz Lula

Mensagem foi gravada antes do ex-presidente se entregar para Polícia Federal

Correio do Povo

Eu poderia ter fugido, mas não quis, diz Lula

publicidade

Em um vídeo divulgado nesse domingo nas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que “poderia ter fugido” e buscado abrigo em países vizinhos, mas não quis fazer isso porque pretende provar sua inocência. A mensagem à militância foi gravada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP) antes de o petista se entregar, no último dia 7, e ser transferido para a sede da Polícia Federal em Curitiba (PR).

“Eu estive na divisa do Paraguai com o Brasil. Estive em Foz do Iguaçu, vizinho do Uruguai e Argentina. Eu poderia ter ido para embaixada, mas eu não quis fugir, porque quem é inocente não corre, enfrenta”, disse Lula, em referência a locais por que passou durante caravana pela Região Sul, dias antes de ser preso.

No vídeo, Lula afirma que aceitou cumprir o mandado de prisão porque não teme as acusações da Operação Lava Jato. “Não tenho medo das denúncias contra mim porque sou inocente e não sei se meus acusadores são inocentes.” O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo o Ministério Público Federal, a OAS destinou a ele um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, em troca de favorecimento em contrato da Petrobras. Lula nega as acusações e diz que nunca foi dono do apartamento.

Em outro trecho do vídeo, o ex-presidente afirma que há “políticos que não têm honra e não se defendem”, mas este não seria o caso dele. “Eu tenho muita honra e quero me defender. Por isso estou muito tranquilo.” Por fim, o petista convocou a militância do partido a continuar mobilizada contra sua prisão.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895