Política

Ex-ministro José Dirceu é diagnosticado com câncer e é internado em São Paulo

Político está internado em hospital de São Paulo para iniciar tratamento da doença e manter campanha

Ex-ministro José Dirceu é diagnosticado com câncer e é internado em São Paulo
Ex-ministro José Dirceu é diagnosticado com câncer e é internado em São Paulo Foto : Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

O ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu (PT-SP) foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no último dia 10, para exames que apontaram o diagnóstico de linfoma (câncer no sistema linfático) no duodeno. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital nesta sexta-feira, Dirceu se encontra em boas condições clínicas, mas permanecerá internado para iniciar o tratamento para a doença.

O petista ficará sob os cuidados dos médicos Raul Cutait, Roberto Kalil e Celso Arrais. Apesar da internação e do tratamento, Dirceu está disposto a manter a campanha a deputado federal. "Vamos à luta para vencer o linfoma e reeleger o Lula, combatendo duas frentes: na campanha e na quimioterapia".

Veja Também

Pré-campanha e os desafios

Filho de José Dirceu, o deputado federal Zeca Dirceu afirmou que, "desde os sintomas até o diagnóstico, ele (Dirceu) nunca titubeou: está decidido a continuar com a pré-campanha de deputado federal por São Paulo". A amigos, Dirceu disse que estava desconfiado desde janeiro, quando sentiu os primeiros sintomas, mas pensou que não era nada. Também afirmou que vai começar a quimioterapia no fim de semana e que vai manter a campanha que, segundo ele, vai ter que ser "completamente diferente". Pretende fazer lives e apostar no virtual. Sobre a doença, disse "que vai vencer mais essa".

O petista também disse que já colocou o cateter para começar a quimioterapia, que o linfoma é curável e que está muito tranquilo. Procurada, a assessoria de Dirceu confirmou que ele vai gravar um vídeo para manter a campanha à Câmara dos Deputados.

Histórico político e o cenário atual

No final de março, o ex-ministro comemorou 80 anos em um restaurante do Lago Sul de Brasília, ocasião em que convocou o PT a ir às urnas para eleger Lula. Ministros do governo Lula e parlamentares de vários partidos, da esquerda, da direita e do centrão, participaram do evento.

Cassado em 2005 pela Câmara, após envolvimento no escândalo do Mensalão - pelo qual seria depois condenado e preso - Dirceu decidiu concorrer novamente a uma vaga na Câmara dos Deputados. Na festa de 80 anos, até um jingle de campanha chegou a ser apresentado.