Famurs lança Portal da Transparência para os municípios gaúchos

Famurs lança Portal da Transparência para os municípios gaúchos

Site será ferramentas para as cidades se adequarem à Lei de Acesso à Informação

Correio do Povo

publicidade

A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) lançou, nesta quinta-feira, o Portal da Transparência. O site será uma ferramenta para que os prefeitos eleitos em outubro de 2013 cumpram as exigências da Lei de Acesso à Informação. A solenidade de inauguração oficial ocorreu durante a tarde, no auditório da entidade (rua Marcílio Dias, 574 - Porto Alegre, RS).

De acordo com nota oficial, da Famurs, o site "reforça a posição favorável à transparência da administração pública e ao direito de acesso à informação". Através do portal, será possível acessar o plano de cargos e salários, a relação de receitas e despesas, os editais de licitação, os convênios, os contratos, a estrutura administrativa e outras publicações relativas aos órgãos executivo e legislativo do poder municipal em todo o Estado.

O portal também irá oferecer os serviços de ouvidoria e, em breve, de publicidade legal para prefeituras e câmaras de vereadores. Em vigor desde 16 de maio, a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/11) determina que todas as informações de natureza pública sejam disponibilizadas à população. Entretanto, uma série de questões ainda entrava este processo no RS.

Conforme a Famurs, enquanto alguns órgãos resistem à divulgação, outros não o fazem por empecilhos técnicos e financeiros. É o caso da maioria dos municípios gaúchos, sobretudo os pequenos, que carecem de recursos para investir nesta tecnologia. Com o intuito de auxiliar os municípios a cumprir a lei, a Federação está disponibilizando de forma gratuita um site com estrutura para abrigar os dados dos 496 municípios gaúchos. Informações das Câmaras de Vereadores também poderão ser armazenadas no portal.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895