"Fenômeno pode ser eficaz para amplificar mensagem", diz especialista sobre uso de robôs em redes sociais
Principalmente no Twitter, contas automatizadas compartilham conteúdo de candidatos para levar o tema aos "trending topics"
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Os robôs, chamados nos EUA de bots, são contas automatizadas que geram e compartilham conteúdo simulando ação humana. Menczer é professor de Ciência da Computação e Informática e diretor do Centro para Pesquisa de Redes Complexas e Sistemas da Universidade de Indiana, com pesquisas sobre o modo de disseminar informação e desinformação nas redes. O uso de contas automatizadas e a influência delas em campanhas é um tema explorado nos EUA, onde plataformas sociais e autoridades investigam a interferência de russos em 2016.
Pelas investigações, russos usaram "trolls" - pessoas pagas para gerar conteúdo ou com crença sobre o que estão compartilhando - para criar conteúdo contrário a Hillary Clinton. Os robôs também retuitaram mensagens de Trump durante as eleições. Segundo apuração interna do próprio Twitter, robôs russos retuitaram cerca de 470 mil vezes postagens de Trump no período eleitoral. Ao analisar as eleições americanas, Menczer pesquisou o caminho de conversas que pareciam geradas artificialmente para identificar o uso dos robôs para retuitar outra conta artificial de forma sequencial. A ideia, segundo ele, é levar o tema aos "trending topics" - assuntos mais comentados do Twitter.